Não teve tempo de pôr o vinho branco a refrescar e resolve o problema colocando alguns cubos de gelo? Especialistas em vinho sublinham que este é um erro ‘sério’.
O site Pure Wow falou com duas sommeliers, Kristin Mauritz e Meredith Rakel, para saber os erros que nunca deve cometer quando o assunto é vinho. Sim, porque os verdadeiros apreciadores da bebida de Baco nunca fariam isto:
Usar cubos de gelo para refrescar o vinho. A água vai arruinar o sabor do vinho. Em vez disso tente colocar a garrafa do congelador por 15 minutos ou coloca-la bum balde de gelo.
Beber vinho num copo quente. Se acabou de tirar os copos da máquina de lavar a loiça, deixe-os arrefecer antes de servir o vinho. O calor pode defraudar a sua primeira impressão do vinho.
Servir o vinho tinto à temperatura ambiente. Quando uma garrafa é servida morna, os níveis de tanina podem fazer com que o vinho fique menos saboroso. É preferível arrefecer ligeiramente a garrafa (cinco minutos no frigorífico devem chegar).
Servir champagne num flute. Os flutes foram feitos para ‘encurralar’ as bolhas para que elas seguissem na vertical e tivesse um efeito visual mais bonito (com a espuma em cima). O único problema é que também encurralam o sabor do vinho, tornando impossível obter um aroma com cada gole (a maior parte da experiência). Em vez disso, é melhor desfrutar do champagne num copo de vinho branco.
Guardar vinho num local que recebe luz solar direta. Mesmo que esteja no seu frigorífico, a luz solar direta pode ‘cozer’ o vinho e alterar o perfil do seu sabor de fresco para mais concentrado e frutado.
Beber o vinho de quatro dias. Depois de aberta a garrafa o vinho entra em contacto com o oxigénio e vai perdendo qualidades. Um bom apreciador de vinho não bebe de uma garrafa que já foi aberta há quatro dias, mesmo que tenha sido bem selada.
Fonte: Notícias ao Minuto